Um passo importante do processo de melhoria de gestão pode ser dado com a implantação da metodologia mais básica de gestão financeira para uma companhia: o orçamento tradicional (se quiser saber mais sobre os tipos de orçamento, clique aqui https://bit.ly/2M803qi).
Quando uma empresa não tem orçamento, os passos básicos a seguir são:
- Definir os centros de custo (áreas ou partes do processo onde os custos e despesas serão alocadas), planos de contas (tipos de gasto) e responsáveis por eles;
- Fazer uma análise histórica dos gastos, dividindo nos centros de custos e contas correspondentes;
- A alta direção (ou acionistas) define a carta diretriz, que são as informações base para um bom processo orçamentário, contendo no mínimo:
- Meta desejada de faturamento e lucratividade
- Responsáveis por orçar os centros de custo e plano de contas
- Indicadores financeiros (tais como inflação)
- Cada uma das áreas deve definir o quanto imagina gastar em cada tipo de despesa e em qual período, tendo como base os valores históricos. É importante utilizar um mesmo padrão de forma a facilitar a consolidação.
- A área financeira faz então a consolidação e analisa a lucratividade do resultado final
- Em caso de muita diferença entre os indicadores de resultado estabelecidos na carta diretriz e o resultado final, refaz-se o processo de orçamentação, propondo-se um desafio de redução geral ou, de maneira mais direcionada, para cada uma das áreas de negocio.
Percebe-se que é um processo iterativo onde as áreas olham suas demandas e projetos e buscam recursos, enquanto a área financeira busca encontrar um equilíbrio com a expectativa de resultado dos sócios ou acionistas.
Essa é a metodologia mais básica em gestão financeira, porém, em negócios/ setores com demanda consolidada e de baixa volatilidade a aplicação de um orçamento tradicional tende a dar bons resultados. Também é um bom ponto de partida quando não se tem experiencia com a elaboração de orçamentos.
Nos próximos posts falaremos de metodologias mais avançadas, como o orçamento matricial e orçamento base zero.
Se quiser conhecer mais as metodologias de orçamento da Value Bridge, nossos cases de sucesso ou então entender como podemos ajudar a melhorar o seu processo, convide-nos para um café.
Teremos muito prazer em poder discutir um pouco de como aperfeiçoar a Cultura de Desempenho na sua empresa.