Com uma abordagem prática e participação intensa das nossas equipes em cada fase do projeto, garantimos a velocidade na implementação e a adequada gestão da mudança da cultura organizacional.
Nossos projetos de reestruturação e melhoria de processos tem foco na obtenção de resultados sustentáveis para nossos clientes. Com uma abordagem prática e participação intensa das nossas equipes em cada fase do projeto, garantimos a velocidade na implementação e a adequada gestão da mudança da cultura organizacional.
- Entendimento sobre o fluxo de receitas, custos e despesas da companhia e da relação existente entre estes;
- Aumento do controle sobre os investimentos, custos e despesas;
- Aumento da previsibilidade de fluxo de caixa;
- Visibilidade para eventual corte de despesas.
Confira nossos posts com detalhamento da metodologia:
- 5 motivos para fazer um Orçamento Base Zero ou Matricial
- Elaboração de um Orçamento Base Zero
O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é um modelo de organização de processos operacionais a partir do qual uma área da empresa (CSC) presta serviços para várias unidades ou departamentos, otimizando recursos e integrando tecnologias, processos e pessoas.
Neste modelo de trabalho, são eliminadas as sobreposições de função e implantados indicadores de nível de serviço, que estabelecem a forma de funcionamento desta estrutura. Normalmente é implantado para as áreas de tesouraria, contabilidade, departamento pessoal e compras.
- Diminuição de custos nas áreas de suporte;
- Estabelecimento de indicadores de nível de serviço;
- Padronização de atividades.
O orçamento matricial é uma metodologia gerencial para planejamento e controle orçamentário de fácil elaboração e que possibilita uma visão cruzada e objetiva das despesas. O foco principal se encontra na possibilidade de gerir as despesas e as receitas pela visão cruzada de entidades e pacotes:
Pacotes: os grupos de receitas, despesas, custos ou investimentos.
Entidades: Unidades de negócios, centros de custos ou departamentos.
Sua implementação está baseada em 2 princípios:
Dupla supervisão das despesas
Durante a orçamentação existe a necessidade de consenso entre o responsável pelo centro de custo e o dono do pacote. Isso significa que todas as despesas orçadas devem ser acompanhadas por 2 pessoas e que, na maioria dos casos, o cumprimento do orçamento faz parte das metas individuais desses agentes.
Acompanhamento constante
Consiste em uma rotina de acompanhamento dos resultados, comparando-os com o orçamento, analisando desvios e definindo planos de correção para atingir as metas estipuladas.
Conceito base de elaboração
- Análise das contas em grupos (“pacote”), de forma a facilitar um posterior controle.
- É definido um “dono de pacote” que participa na análise e definição de todos os gastos daquele grupo de contas sob sua responsabilidade.
Elaboração
- Cada área com suporte do dono de pacote.
- Análise histórica detalhada de cada pacote e grupo de contas de forma a possibilitar o entendimento e comparação entre todos os centros de custo (“áreas”).
Benefício
- Controle efetivo de custos, pois existe a necessidade de consenso entre responsável pelo centro de custo e dono do pacote. Adicionalmente, esse grupo de despesas fazem parte do painel de metas dos Donos de Pacote, que representam a empresa no assunto junto a todas as áreas.
Buscamos estruturar uma forma de gerir a companhia que maximize a rentabilidade dos seus ativos, implantando as melhores práticas de mercado.
- Definição de sistema de medição de desempenho;
- Melhoria da eficiência operacional global;
- Redução dos desperdícios de matéria-prima.
- Melhoria de qualidade
- Redução de lead times de produção
- Redução do capital de giro
- Estabelecimento dos processos, sistemas e pessoas mais adequados para uma gestão de compras que maximize a lucratividade;
- Maximização dos lucros;
- Correta definição de estratégia de compras.
- Estabelecimento dos processos, sistemas e pessoas mais adequados para uma gestão de estoques que maximize a lucratividade e minimize o capital investido na cadeia;
- Maximização dos lucros;
- Minimização de capital investido na cadeia;
- Correta definição de estratégia de planejamento de demanda.
O Sales and Operations Planning (Planejamento de Vendas e Operações, em português) é um processo sistemático de alinhamento das demandas de venda e capacidade produtiva ou operacional. Historicamente as áreas Comerciais e Operacionais tem dificuldade de conciliar a melhor estratégia de atendimento dos clientes e esse desalinhamento acaba gerando um comprometimento da satisfação dos clientes que muitas vezes não são atendidos no prazo ou quantidade contrata.
Por meio de reuniões sistemáticas para a revisão e melhoria da assertividade da demanda do mercado e análise do comprometimento da capacidade produtiva, conseguimos otimizar o atendimento aos clientes e reduzir os custos de produção/operacionais.
Assessoramos na revisão do processo de previsão de demanda, alocação de capacidade produtiva, analise de lead-times de produção e entrega, mapeamento de capacidades produtivas adicionais, além de estruturarmos sistemas de controle para acompanhamento do desempenho real versus planejado.
Benefícios
- melhoria da satisfação dos clientes com aumento do nível de serviço
- maior alinhamento entre áreas comerciais e produtivas
- redução de estoques intermediários e estoques de segurança
- aumento da margem global da empresa pela melhor alocação de seus recursos produtivos/operacionais
- Estabelecimento dos processos, sistemas e pessoas mais adequados para uma gestão comercial que maximize a lucratividade;
- Maximização dos lucros;
- Correta definição de estratégia comercial.
Um bom planejamento comercial é fundamental para as empresas buscarem melhores resultados. Sem uma previsão de demanda estruturada as empresas sofrem com níveis de serviço abaixo da expectativa dos clientes, mesmo com níveis elevados de capital empregado em estoques.
Temos realizado vários projetos de otimização do planejamento comercial em diferentes canais, sempre com foco na estratégia de crescimento, análise de dados históricos e potencial de venda e margem de contribuição. Assessoramos na implementação de sistemas de mercado ou no desenvolvimento de soluções proprietárias, adequando o perfil de competência das pessoas e elevando a maturidade dos processos.
Benefícios
- melhores resultados de venda em função da maior acuracidade de previsão
- redução dos níveis de estoque na cadeia
- base estruturada para simulações de crescimento de receita e margem
- Planejar uma rápida redução na estrutura de custos.
- Projetar o novo fluxo de caixa e valuation da empresa.
- Estabelecer limites viáveis para o pagamento de credores.
Nossa experiência como restruturadores de empresas faz com que tenhamos amplo conhecimento nas ações mais eficientes que aumentem a geração de caixa de curto prazo e para demonstrar de forma clara aos credores o que pode ser feito.
Benefícios
- Evita custos e desgaste da Recuperação Judicial.
- Estruturação da tese de recuperação das dívidas.
- Prover transparência de negociação para entre credores e devedores.
- Planejamento estruturado de eventuais desmobilizações.
- Organização no acompanhamento das ações e resultados da negociação.
Com base no plano de reestruturação, implantar os ajustes na estrutura de custos e intermediar a negociação de passivos entre a empresa e seus credores. Passa por uma discussão estruturada das condições de pagamento da dívida de forma que se a empresa consiga voltar a operar de forma sustentável. Muitas vezes esta negociação passa por uma combinação de desconto no valor da dívida e alongamento no prazo de pagamento.
Benefícios
- Reestabelecimento da saúde financeira do negócio.
- Redução das taxas de juros e saldo devedor.
- Refinanciamento em prazos compatíveis com a geração de caixa.
- Validação de patamares sustentáveis de pagamento de dívidas.
- Negociação Ganha x Ganha, aonde todos sairão com o melhor resultado possível.
Entre em contato.