O processo de planejamento estratégico é um dos que está sendo duramente afetados pelas novas mudanças tecnológicas, por isso sempre deve-se buscar uma adequação do que está sendo feito.
Desenvolvemos na última década uma síntese das melhores práticas de mercado conforme nossos estudos, experiências, benchmarking de metodologias e projetos que fizemos setores dos mais variados tipos.
Resumimos tudo isso no Modelo de Gestão de Negócios Value Bridge e o usamos para nortear como priorizar esforços em uma organização e garantir que uma cultura de alto desempenho seja efetivamente implantada.
Para aqueles que não tem o PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO estabelecido ainda, combinamos o melhor de todos os modelos estudados e implantamos os seguintes elementos:
- Visão: discutimos qual o sonho grande da empresa ou o Propósito Transformador Massivo. O importante aqui é estabelecer uma afirmação que faça com que todo mundo levante de manhã e se sinta inspirado para os desafios do dia
- Missão: é o plano de negócios que elaboramos com a empresa para os próximos 5 anos
- Estratégias de 3 anos: síntese das estratégias mais relevantes para os 3 anos do planejamento
- Metas da empresa: são as metas que todos os líderes têm que buscar de forma conjunta
- Metas da área e individuais: são as metas específicas para conseguirmos diferenciar as melhores pessoas daquelas que tem que ter algum tipo de desenvolvimento
- Avaliação de desempenho: é um processo de mensuração do quanto as pessoas estão aderentes aos comportamentos esperados numa escala de frequência com que as atitudes corretas aparecem
- Reunião de gente: é o momento mais importante no ciclo de gente. Nela, as pessoas são analisadas com base na sua entrega de resultado e aderência aos comportamentos. Nesta reunião são gerados os planos de desenvolvimento e movimentação das pessoas.
- Bônus e SOP (Stock Option Plan): é o momento de recompensar financeiramente as pessoas no curto (bônus) ou longo prazo (SOP)
- Processo de acompanhamento: é o ritual de análise dos desvios dos indicadores e desenvolvimento de planos de correção. A apresentação do desempenho e discussão dos planos é feita nas reuniões de resultado, de forma a acompanhar mensalmente o que está dando certo e o que deve ser melhorado
Se quiser conhecer mais as metodologias de planejamento da Value Bridge, nossos cases de sucesso ou então entender como podemos ajudar a melhorar o seu negócio, convide-nos para um café.
Teremos muito prazer em poder discutir um pouco de como aperfeiçoar a Cultura de Desempenho na sua empresa.